22 fevereiro 2006

Desempregados e tigres dentro de jaulas

Em um post anterior, vinculamos um curioso relato - bastante veraz! - que dizia respeito ao trabalho de redação de uma dissertação de mestrado ser semelhante a carregar um elefante nas costas.

Hoje, ouvi uma outra comparação curiosa, e não menos veraz: o ato de um desempregado buscar emprego é semelhante ao comportamento de um tigre que se move dentro de uma pequena jaula; quanto mais se move, mais se inquieta, e quanto mais se inquieta, maior é o movimento.

Desconheço o caso de um desempregado que não se comporte dessa forma. E a aparente assepsia das agências de "recrutamento", com seus procedimentos de análise de currículos baseada em critérios meramente visuais, apenas faz com que o pobre desempregado se inquiete mais ainda. Analisar um currículo no Brasil contemporâneo não é meramente analisar esteticamente uma folha de papel, ou compará-la às normas de revistas de administração que mudam de moda tal qual revistas de adolescente. Analisar um currículo no Brasil hoje em dia, seja qual for ou para o que quer que seja, é uma tarefa que reúne uma série de significados sociais, que não devem passar desapercebidos por qualquer recrutador.

Nenhum comentário: