06 setembro 2005

Observar os observadores - Mídia Digital e o Observatório da Imprensa

O sítio brasileiro "Observatório da Imprensa" é leitura indispensável para os brasileiros que se interessam pelas interpretações e tendências que a própria mídia brasileira elabora. Já é há muito tempo ingenuidade acreditar que a mídia é "espelho" da realidade, e que basta as coisas acontecerem para que o noticiário mostre ao leitor/espectador/ouvinte tudo com fidelidade. O Observatório atua avaliando as pretensões de cada "espelho", mostrando distorções derivadas de parcialidades e tendências políticas.

Com primor, o Observatório cumpre essa função, de observar e interpretar os veiculadores dos "fatos". É um site semanal, que estrateticamente lança suas edições virtuais após acompanhar a saída dos principais meios editoriais brasileiros. Mas é a sua dinâmica de edição virtual, entretanto, que gostaria de chamar a atenção.

É consenso dos adeptos do "periodismo digital" que, da mesma maneira pela qual ... o bom jornalista da mídia impressa deve ter bom conhecimento de todos os empregos técnicos que envolvem esse meio, o periodista digital deve também conhecer as possibilidades da mídia virtual. Existem vários sistemas de publicação digital automática, com maior ou menor complexidade de edição. O bom jornalista, assim, é o que possui um mínimo domínio desses sistemas de edição, para que não haja decálogos entre as publicações recebidas, e a saída de cada edição virtual. É um contra-senso, nesse ínterim, supor editores virtuais que, por desconhecimento ou imperícia dos sistemas que empregam, dispensem a edição de links, figuras ou meios afins que configuram a própria especificidade da mídia virtual (em oposição à impressa).

Talvez aí resida um pequeno "pecado" do Observatório, como mídia virtual. Nesse site, há uniformidade nos padrões exigidos para publicação (o que é uma virtude), porém artigos com vários links, por exemplo, demoram para ser editados, ou mesmo alguns deles são dispensados. Qualquer programa de edição virtual, seja com edição direta em HTML ou com formatação automática, permite que vários links sejam vinculados rapidamente. Basta para isso digitar rapidamente o código, ou clicar na opção correspondente do editor. O link é moeda corrente na mídia digital, não deveria ser um empecilho à edição. Quanto mais questões um artigo veicula, maior torna-se a importância dos links; quanto mais liames, maior é o ganho do leitor e do escritor, tanto pelo rigor da escrita, quanto pela possibilidade de fornecer ao leitor meios que excedem o próprio texto escrito.

O bom "periodista" (digital ou não) sabe que todo texto é um nó em uma rede. Mas o editor digital tem a oportunidade de potencializar isso ao máximo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena assistir também o programa do Observatório da Imprensa na TVE Brasil e na TV Cultura, todos os dias as 23 horas.

nomadez disse...

Olá Morales, obrigado pelo comentário, creio que foi o primeiro do blog. Você leu o artigo inteiro, clicando em 'leia mais'?