21 setembro 2005

A Renúncia de Severino e a Miopia da Mídia

Estranha sensação me foi causada quando li a primeira reportagem sobre a renúncia de Severino. Nela, a repórter chamou mais a atenção para o barulho dos manifestantes do que para o que realmente estava acontecendo.

Tenhamos em mente o que ocorreu em função dos aplausos. Enquanto o grande 'denunciante' (e ao mesmo tempo corrupto) chamado Roberto Jefferson teve seu último discurso na Câmara saudado com aplausos, de acordo com a repórter Severino apenas recebeu silêncio. A "cena" toda concentrou-se no fiasco dos seguranças, e a grande aposta é que será assim nos jornais televisivos. Estranho silêncio, aliás, estranhíssimo silêncio, sabendo que Severino - como ele mesmo gostou de alardear em sua entrevista na volta de NY -, o mesmo Severino que recebia vaias e protestos de estudantes, mas o silêncio dos parlamentares, é o que havia sido eleito com 300 votos para a presidência da Câmara.

A quê foi devido o silêncio? Ao fato de ter sido comprovado que ele é corrupto? Pouco provável, já que Roberto Jefferson, também corrupto, foi aplaudido (por sua retórica, ou pela fama inesperada e insuspeita que recebeu da mídia como despidor da roupa do Rei?). Aliás, estranhíssimo foi também o aparecimento do pequeno escândalo do "mensalinho". Isso que a mídia tem feito com o telespectador só pode ser avaliado de uma de duas possibilidades: ou apenas agora, desde Collor, houve corrupção, com esse PT ao mesmo tempo 'salvador' e 'mentiroso'; ou a corrupção já havia, generalizada, mas de modo estranho somente agora aparece, com um estranho 'despertar' dos jornalistas.

No fundo, pouco parece importar se Severino recebeu ou não propina. O mais importante - e o motivo mesmo que levou a essa acusação - tem sido a denúncia de que ele estaria favorecendo, como presidente, supostos 'mensalistas'. Depois dessa denúncia, que parece ter desagradado os mesmos deputados que nele votaram, o acontecimento do mensalinho deve ter sido fácil.

Estranha situação essa de nossa mídia, junta a dos estranhos acontecimentos mostrados por ela nos últimos tempos. Principalmente tendo-se em conta que, em meio à metralhadora de denúncias vinculadas para todo lado, algumas (várias) são deixadas misteriosamente de lado. Imprudência dos jornalistas? Imperícia? Burrice? Parcialidade? Ou apenas miopia?

Nenhum comentário: